domingo, 8 de abril de 2012

Missa de Páscoa na praça de São Pedro reúne quase 100 mil pessoas



Papa Bento XVI celebrou missa na praça da basílica de São Pedro.
Depois, pontífice pronunciou mensagem de Páscoa em 65 idiomas.


Papa Bento XVI chega ao altar para celebrar a missa de Páscoa no Vaticano (Foto: Pier Paolo Cito/AP)Papa Bento XVI chega ao altar para celebrar missa
de Páscoa no Vaticano (Foto: Pier Paolo Cito/AP)
Quase 100 mil pessoas compareceram neste domingo (8) à praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à missa de Páscoa celebrada pelo Papa Bento XVI. A estimativa de público foi divulgada pelo Vaticano.

A missa, que começou às 10h30 (5h30, no horário de Brasília), é a principal festa do cristianismo e precede a bênção "urbi et orbi" (à cidade de Roma e ao mundo), durante a qual o papa pronuncia uma mensagem de Páscoa em 65 idiomas.

Fim da violência na Síria
Na mensagem, exibida ao vivo para vários países, Bento XVI condenou as discriminações e perseguições sofridas pelos cristãos no mundo, em particular no Oriente Médio, ao mesmo tempo que pediu o fim da violência e o início do diálogo na Síria.
"Cristo é esperança e consolo de modo particular para as comunidades cristãs que mais provas sofrem por causa da fé, por discriminações e perseguições", disse ao mencionar os conflitos no Oriente Médio, Síria, Mali e Nigéria.

O pontífice pediu pelo fim do derramamento de sangue na Síria e defendeu o diálogo e a reconciliação no país, afetado por uma revolta popular duramente reprimida pelo regime de Bashar al-Assad. "Que na Síria cesse o derramamento de sangue e se inicie sem demora a via do respeito, do diálogo e da reconciliação, como também defende a comunidade internacional".
Antes da missa na praça da basílica de São Pedro, o pontífice atravessou a multidão à frente de uma procissão de religiosos. Bento XVI vestiu os ornamentos litúrgicos dourados, como é tradição. A mensagem de Páscoa concluiu os ritos da Semana Santa. O papa deverá passar a segunda-feira (9) de Páscoa, que é dia festivo no Vaticano e na Itália, no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, no sul de Roma.
Também neste domingo (8), o Vaticano anunciou que Bento XVI visitará o Líbano entre os dias 14 e 16 de setembro. A viagem terá como objetivo enviar uma mensagem de paz e unidade aos cristãos desta região do Oriente Médio.
Milhares de fiés se reúnem na praça da basílica de São Pedro na manhã deste domingo (8) (Foto: Pier Paolo Cito/AP)Fiés se reúnem na praça da basílica de São Pedro na manhã deste domingo (8) (Foto: Pier Paolo Cito/AP)
Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário