sábado, 14 de abril de 2012

Em revista argentina, Romário desbanca Pelé como maior artilheiro



Com alguns critérios estabelecidos pela publicação, Baixinho aparece com 768 gols, enquanto Pelé fica em terceiro lugar com 'apenas' 757


Capa matéria El Gráfico (Foto: Reprodução)Capa da matéria da El Gráfico (Foto: Reprodução)
'Quero ver fazer mais gols do que Pelé'. Quantas vezes você já não ouviu ou, até mesmo, disse esta frase. Pois agora o jogador da frase terá que mudar, pelo menos para a revista argentina "El Gráfico". Uma das mais tradicionais do jornalismo esportivo mundial, a publicação resolveu fazer uma recontagem e, para a surpresa de muitos, colocou Romário como o maior artilheiro de todos os tempos.

A revista não enlouqueceu, nem resolveu desbancar Pelé por causa da rivalidade com Diego Maradona (fora da lista). Mas adotou determinados critérios e deixou o Rei do Futebol na terceira colocação, com "míseros" 757 gols marcados (643 pelo Santos, 37 pelo Cosmos e 77 pela Seleção Brasileira), cerca de 500 a menos que Pelé conta (1281).

Romário, que pelas suas contas chegou a 1.000 gols em 2007 com a camisa do Vasco (1.006 no total), é colocado como maior goleador pela edição, mas com 768 tentos. Na segunda colocação está Josef Bican, um jogador da República Tcheca e que atuou entre 1928 e 1956, com 759, apenas dois a mais do que o Rei do Futebol.
Lista de artilheiros da El Gráfico (Foto: Reprodução)Os primeiros 24 da lista montada pela 'El Gráfico': só Túlio e Raúl em atividade (Foto: Reprodução)
Para entender

"Esta investigação nós fizemos para nossos leitores e também para nós. Como jornalistas, e especialmente como amantes desta genialidade chamada futebol, levamos muito tempo perguntando quantos gols Pelé realmente teria feito, quantos Romário marcou, ou se algum craque escondido teria festejado mais do que ninguém", diz a matéria escrita pelo jornalista argentino Martin Estevez.

Para fazer toda compilação de dados, o repórter levou cerca de três meses. Em uma discussão na editora, ficou estabelecido que não seriam levados em conta os amistosos entre clubes; torneios organizados por clubes; torneios de verão ou inverno; partidas de pré-temporada; jogos que não envolvessem o time profissional; e duelos festivos. Gols marcados nas seleções juvenis não foram computados, como também em partidas de seleções contra equipes.

Por isso, existe a diferença entre a lista montada pela "El Gráfico" e o número considerado pelos atletas e instituições. Outro fator levado em conta pelo jornalista foi o número de gols marcado na Primeira Divisão: no mínimo 100.

- Acreditamos que este ranking de artilheiros se ajusta à verdadeira história. Na redação acreditamos que esta matéria é o pontapé inicial para uma pesquisa mundial. Outras informações ou correções serão bem recebidas - afirmou Elias Perugino, secretário de redação da revista.
Artilheiros em atividade
JogadorGols
Túlio538
Raúl434
Aleksandar Duric395
Thierry Henry382
Andriy Shevchenko381
Túlio Maravilha, que nesta semana assinou contrato com o Tanabi, clube da Quarta Divisão do Paulistão, e está na luta pelo gol 1.000 (já tem 985, segundo suas contas), aparece como o maior artilheiro em atividade. Na nona colocação geral, o jogador está com 538 gols na lista da "El Gráfico" (confira a lista dos cinco primeiros na tabela ao lado).

O espanhol Raúl está em segundo nesta lista, com 434 tentos, e Aleksandar Duric, da Bósnia Herzegovina fecha o top 3 com 395 gols.

O argentino Lionel Messi não aparece no ranking montado, que contou com a presença de 162 jogadores. O jogador do Barcelona está com 281 gols e no 186° lugar. Cristiano Ronaldo, com 297 tentos, está em 155°.

A ideia da revista é atualiar o ranking todo ano e, desta forma, torná-lo uma referência para o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário