segunda-feira, 9 de abril de 2012

Espanhol é baleado na cabeça durante execução em Boa Viagem




Uma execução possivelmente motivada por tráfico de drogas terminou com uma pessoa morta e um espanhol baleado na cabeça . Imagem: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Uma execução possivelmente motivada por tráfico de drogas terminou com uma pessoa morta e um universitário espanhol baleado na cabeça no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ontem. Por volta das 21h30 deste domingo (08), dois homens - ainda não identificados - chegaram a Rua Dhalia, entre a Avenida Conselheiro Aguiar e a Domingos Ferreira, efetuando disparos de arma de fogo. O primeiro tiro atingiu de raspão a cabeça do estudante Juan Carlos Castañon, de 26 anos. Ele estava voltando para a casa em que mora, na Conselheiro Aguiar, com duas conterrâneas de Valladolid, na região Noroeste da Península Ibérica, que vieram passar férias no Brasil.
O jovem faz intercâmbio na Universidade Federal de Pernambuco em arqueologia e história e está no Recife desde fevereiro. De acordo com as turistas que o acompanhavam no momento do crime, ele foi atingido antes da execução e não percebeu o ferimento, começou a correr para se proteger. O vigia de um edifício da área abriu a garagem e o trio conseguiu abrigo. "Nós estramos e, quando olhamos para o Juan, percebemos que a cabeça dele estava sangrando muito. Foi um susto muito grande. Nunca havíamos passado por isso na Espanha e não imaginávamos que aconteceria aqui", desabafou Maria Campo, de 27 anos.
Um médico morador do prédioo - que preferiu não se identificar - o socorreu para a Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira, onde o jovem recebeu atendimento e foi liberado. "Quando saímos do prédio, ainda vimos o corpo do homem no chão. É uma imagem que não vamos esquecer. O Juan está transtornado. Outra amiga nossa já tinha sido assaltada no Recife Antigo, mas é sempre aquela coisa, a gente nunca acha que vai nos atingir", comentou a outra testemunha, Alba Sendír, 25 anos. As duas mulheres retornam para Valladolid hoje.
Segundo a polícia, os suspeitos queriam executar um homem de aparentemente 35 anos que estavam sem documentos e portava apenas um alvará de soltura datado de fevereiro deste ano por receptação de produto roubado. O documento está em nome de Izaías Xavier dos Santos. "Não sabemos quem é o homem morto. Mas pelo que averiguamos, ele teria tentado correr e foi atingido pelas costas, em seguida, deram um tiro a curta distância na nuca e outros dois à queima roupa próximo à orelha", detalhou a perita Wanja Coelho, do Instituto de Criminalística.
O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Após a perícia, o corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro. Juan Carlos permanece no Brasil até setembro, quando encerra o intercâmbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário